SOBRE O IAC

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

O Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano (IAC) é uma ONG com sede no município de Quixeramobim, região do Sertão Central do estado do Ceará, que trabalha com agricultores e agricultoras familiares desenvolvendo e multiplicando a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável. Atua em conjunto com associações e redes agroecológicas de agricultores (as) familiares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais. 

Resultado da iniciativa deu-se o IAC, que atualmente trabalha junto aos agricultores (tanto homens e mulheres), tanto jovens como adultos, desenvolvendo ações destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar, da organização social e produtiva das famílias, da organização sociopolítica e da juventude do segmento rural.

O IAC está inscrito no CNPJ/MJ sob o nº. 07.597.681/0001-78, tem sua sede e foro no município de Quixeramobim, situado na região do Sertão Central do Estado do Ceará, Nordeste Brasileiro.

Atualmente, a instituição trabalha assessorando e acompanhando assentamentos da reforma agrária estadual e federal e comunidades rurais, nos processos de formação para a cidadania, em agroecologia, socioeconômia solidária e organização social, formação para a gestão de atividades produtivas, comercialização, acesso ao crédito, prestando assessoria técnica, com o objetivo de melhorar as condições de vida das famílias, qualificando sua ação produtiva, sua intervenção política, aumentando sua renda e garantindo a segurança alimentar e o manejo ecologicamente sustentável dos recursos naturais, com base nos princípios da agroecologia, considerando a dimensão de gênero e a participação das mulheres como pressuposto fundamental para o desenvolvimento local integrado e sustentável para a promoção da inclusão feminina e dos direitos humanos das mulheres.

Para realizar as ações junto ao público de sua atenção, o IAC celebra convênios com instituições governamentais e realiza parcerias com organizações da sociedade civil, articulando-se também com movimentos sociais, redes e outras organizações não governamentais (ONGs), em até três níveis: local, regional e nacional.

O público para o qual o IAC foca suas ações é constituído por agricultores familiares que desenvolvem atividades de produção agrícola e pecuária, artesanal, de pequenos comércios, extrativismo e de serviços (educação e saúde) entre outros, que estão organizados através de cooperativas, associações, sindicatos ou mesmo grupos informais específicos de jovens e mulheres, todos esses de baixa renda.

Galeria de Imagens

View the embedded image gallery online at:
http://www.iacceara.com.br/o-iac/sobre-o-iac#sigProId92e2a30caf
voltar